Na
unidade escolar Raul Francisco Ryff, as turmas 1301 e 1302 desenvolvem a
leitura e a escrita de forma bastante dinâmica dando acesso aos alunos à
aquisição de uma aprendizagem com significado, visto que o 3º ano é o momento
de consolidação desse processo.
Lá
em meio a tantas dificuldades, as professoras Debora e Daiana sempre encontram
uma maneira divertida de apresentar novas informações sempre de forma
contextualizada, pois entendemos que o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos
facilitando a compreensão das novas informações o que dá significado real ao
conhecimento adquirido.
Assim fomos buscar o significado de
aprendizagem significativa segundo, David Ausubel que apresenta o conceito como “um processo por meio do
qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e
não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do
indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem
relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.
Logo, nos preocupamos em buscar
novos caminhos para consolidar esta alfabetização, passando assim a apresentar
diferentes tipos de textos, como por exemplo, reportagens, letra de música,
poemas, poesias e receitas aderindo assim
na alfabetização uma proposta que facilite de construção de conhecimento e
assumindo que não existe um método para ser seguido passo a passo, que o texto
é a base para o trabalho e que cada aluno pensa sobre a língua e a reconstrói.
Segundo a concepção de
Vygoysky se a aprendizagem está em função não só da comunicação, mas também do
nível de desenvolvimento alcançado, adquire então relevo especial – além da
análise do processo de comunicação – análise do modo como o sujeito constrói os
conceitos comunicados e, portanto, a análise qualitativa das “estratégias”, dos
erros, do processo de generalização. Trata-se de compreender como funcionam
esses mecanismos mentais que permitem a construção dos conceitos e que se
modificam em função do desenvolvimento. (VYGOSTSKY, 1991, p. 2)
Segue
abaixo uma das formas que encontramos para dar significado a inserção de um
texto partindo de uma simples receita de brigadeiro, onde os alunos tiveram a
oportunidade de aprender colocando a mão
na massa e se deliciando.
Referências:
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991
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