quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aprendizagem Significativa




Na unidade escolar Raul Francisco Ryff, as turmas 1301 e 1302 desenvolvem a leitura e a escrita de forma bastante dinâmica dando acesso aos alunos à aquisição de uma aprendizagem com significado, visto que o 3º ano é o momento de consolidação desse processo.
Lá em meio a tantas dificuldades, as professoras Debora e Daiana sempre encontram uma maneira divertida de apresentar novas informações sempre de forma contextualizada, pois entendemos que o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações o que dá significado real ao conhecimento adquirido.
            Assim fomos buscar o significado de aprendizagem significativa segundo, David Ausubel que apresenta o conceito como “um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.
           Logo, nos preocupamos em buscar novos caminhos para consolidar esta alfabetização, passando assim a apresentar diferentes tipos de textos, como por exemplo, reportagens, letra de música, poemas, poesias e receitas aderindo assim na alfabetização uma proposta que facilite de construção de conhecimento e assumindo que não existe um método para ser seguido passo a passo, que o texto é a base para o trabalho e que cada aluno pensa sobre a língua e a reconstrói.
Segundo a concepção de Vygoysky se a aprendizagem está em função não só da comunicação, mas também do nível de desenvolvimento alcançado, adquire então relevo especial – além da análise do processo de comunicação – análise do modo como o sujeito constrói os conceitos comunicados e, portanto, a análise qualitativa das “estratégias”, dos erros, do processo de generalização. Trata-se de compreender como funcionam esses mecanismos mentais que permitem a construção dos conceitos e que se modificam em função do desenvolvimento. (VYGOSTSKY, 1991, p. 2)
Portanto, diante do novo, nos esquecemos de que o processo de construção não é só da criança, mas que é nosso também e que o fato de não haver uma receita pronta para alfabetizar não significa que não tenhamos objetivos claros e princípios básicos.
Segue abaixo uma das formas que encontramos para dar significado a inserção de um texto partindo de uma simples receita de brigadeiro, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender colocando a mão  na massa e se deliciando.


Referências:

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991
































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